Notícias

Conserbras constrói nova plataforma no Aterro Sanitário de Patos de Minas

A Conserbrás Multi Serviços, gestora da coleta de resíduos e operação do Aterro Municipal, em Patos de Minas,  implantou aproximadamente 3800 m² de membrana PEAD de 1,5 mm de espessura para impermeabilização da nova área de recebimento e compactação dos resíduos sólidos.

Segundo o engenheiro responsável, Douglas Ribeiro Oliveira, a impermeabilização é necessária para mitigação dos impactos ambientais no solo e recursos hídricos, oriundos da contaminação por chorume, um líquido proveniente da decomposição dos resíduos e da infiltração de águas pluviais.

A membrana PEAD de 1,5 mm, é fabricada com polietileno de alta densidade, e disponibilizada em bobinas com 5,9 metros de largura e 50 metros de comprimento. Após a escavação do terreno e terraplanagem com as inclinações adequadas, foram instaladas ao todo 13 bobinas de membrana PEAD, contabilizando cerca de 3800 m² de área para recebimento de resíduos. A instalação foi efetuada em parceria com a empresa Mapa Ecoambiental, utilizando máquina automática de soldagem por cunha quente, que funde o PEAD em temperaturas superiores a 400 graus, em duas linhas que após resfriamento estarão soldadas.

Após a implantação da membrana é compactada uma camada de proteção com 50 cm de argila de baixa permeabilidade, e são escavados drenos com até 40 cm x 60 cm (profundidade x largura). Os drenos de chorume são preenchidos com brita 1 e brita 4, e por um tubo de PVC coletor de esgoto com 15 cm de diâmetro perfurado para coleta e encaminhamento do chorume às caixas de passagem, que o destinam para as lagoas de estabilização que o trata antes do lançamento no corpo hídrico. Os tubos coletores são ainda revestidos por uma camisa geotêxtil de 200 g/m², um tecido que impede a passagem de partículas de argila e posterior colmatação do tubo.

A célula de resíduos deve ser preenchida em até 5 meses, recebendo mais de 17.000 toneladas de lixo doméstico e comercial gerados no município, quando deve-se proceder com a implantação de outra área equivalente para aterramento dos resíduos.

Com a finalização desta importante obra, a capacidade do Aterro Sanitário receber novos resíduos foi ampliada, possibilitando um maior recebimento de resíduos sólidos.