Conserbrás implanta sistema de coleta lixo conteinerizada em Bambuí

O Departamento de Meio Ambiente do município de Bambuí, vem trabalhando para amenizar os problemas causados por resíduos espalhados e adequar a coleta de reciclável na cidade.

Para isso, como prevê no contrato, a Conserbrás já está disponibilizando 10 containers na área central em 05 pontos e outros 20 serão colocados brevemente em pontos estratégicos, visando a separação do materiais recicláveis com os resíduos úmidos, aqueles que não são recicláveis.

Adesivos foram colocados nos containers para identificar melhor o tipo de resíduo que o usuário deve descartar em cada container.

Lixo Úmido: restos de alimentos, fraudas e absorventes, folhagens, bituca de cigarro e papel sujo.

Lixo Seco: Plástico, alumínio e papel

Os containers além de acondicionar e organizar a separação dos materiais recicláveis terão como finalidade, evitar os diversos problemas que poderiam ocorrer com o acúmulo de lixos ao ar livre. Lixos e dejetos podem acarretar em mau cheiro entre outras desvantagens, entre uma delas está e atrair insetos, como o mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika por estarem em contato direto com a chuva. Além de moscas, os restos de comida e outros itens podem atrair ratos e por consequência Leptospirose.

Com a instalação dos novos containers, a Diretoria de Meio Ambiente estará divulgando e conscientizando a população através de campanhas de Educação Ambiental.

A Prefeitura e a Conserbrás esperam a conscientização da população que tem papel fundamental no sucesso do projeto.