Código de Ética e Conduta

Carta da Diretoria

Olá Caro(a) Colaborador,

Estamos felizes com a sua chegada ao Grupo Conserbras e desde já, aproveitamos para lhe dar as boas vindas às nossas empresas e estamos felizes por ter nos escolhido para sermos parceiros de trabalho.

Nosso Grupo Empresarial prima pela amizade, pelo companheirismo e pelo amor ao trabalho, características essas que se renovam a cada dia, na intenção de deixar todos os nossos colaboradores satisfeitos e alegres no trabalho.

Nosso objetivo principal é satisfazer primeiramente você que é o nosso CLIENTE INTERNO, para que assim todos nós juntos, possamos levar aos CLIENTES EXTERNOS um alto grau de satisfação e, unidos, garantiremos a perpetuação de nossa empresa e a vitória de todos.

Mas, para isso é importante que todos nós estejamos atentos dia a dia, ao nosso comportamento no trabalho, zelando pela nossa segurança, pela ética e acima de tudo pelo respeito às normas internas, tanto de nossas empresas quanto das de nossos clientes externos.

Portanto, conto sempre com a sua disposição, amizade e comprometimento pois assim teremos uma parceria duradoura e eficaz.

Um abraço fraterno!
Walter Ferreira Soares
Diretor Presidente

Fotografia de Walter Soares em uma mesa de escritório
Fotografia de Walter Soares em uma mesa de escritório

DISPOSIÇÕES GERAIS

As disposições deste Código deverão ser observadas por todos os colaboradores das empresas integrantes do grupo Conserbrás.

Este Código de Ética e Conduta baseia-se no conceito de integridade, ou seja, naquilo que é íntegro, honesto, incorruptível. Visa estabelecer as condutas esperadas das pessoas que integram nossa equipe de trabalho, bem como instituir as regras dos principais procedimentos adotados pelo Grupo Conserbrás.

A formulação deste Código deu-se com base nas missões, nos princípios e valores do Grupo Conserbrás e em conformidade com a legislação vigente.

PARA TOMAR DECISÕES ÉTICAS VERIFIQUE OS SEGUINTES ITENS ANTES DE AGIR:
1. Verifique se é contrária à legislação;
2. Verifique se é contrária a este código;
3. Verifique se é inconsistente com os valores do Grupo Conserbrás;

Caso a resposta para as perguntas acima seja sim, o comportamento ou atividade em questão é inadequado. Adicionalmente, pergunte a si mesmo se você teria orgulho de contar aos seus amigos e sua família sobre sua atitude. Respostas negativas indicam problemas.

Em caso de dúvida pergunte!

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE:

Os clientes são a razão de ser do Grupo Conserbrás e prezamos pelas parcerias e boas relações com todos eles. Estamos cientes de que as nossas relações com os clientes se consolidam pela transparência e integridade com cada um deles. Não se pode conquistar clientes sem adotar uma postura ética em todos os momentos dessa relação.

Assim sendo, cabe a cada colaborador agir com os clientes de maneira transparente e honesta, oferecendo nossos serviços de maneira absolutamente verdadeira.

A SEGURANÇA DAS PESSOAS, SEU BEM ESTAR E SUA CONFIANÇA SÃO IMPORTANTES PARA NÓS

SAÚDE E SEGURANÇA

A integridade física dos colaboradores é prioridade para o Grupo Conserbrás e por isso investimos em equipamentos, recursos, desenvolvimento de padrões e treinamentos. Os colaboradores devem cumprir todas as leis, políticas, práticas e procedimentos relacionados ao tema. A liderança é a principal responsável pela segurança das pessoas que atuam sob sua gestão, promovendo os esforços necessários para preservar a saúde e a segurança de todos.

É função dos colaboradores o compromisso pessoal em relação à segurança como:

  • Cumprir regras e procedimentos;

  • Cuidar e se preocupar com sua segurança, dos colegas e terceiros;

  • Relatar situações inseguras que tenham identificado;

  • E buscar, com perseverança, soluções para eventuais riscos.

Ao identificar uma situação ou comportamento de risco relatar o caso, preferencialmente na seguinte ordem:

  • Seu gestor

  • Departamento de Saúde e Segurança

  • Ouvidoria

RESPEITO

O Grupo Conserbrás valoriza a diversidade e acredita no ser humano e suas competências. De tal modo, não admitimos atos de preconceito ou discriminação, seja em razão de raça, etnia, sexo, religião, orientação sexual, nacionalidade, descendência ou origem, posição política, passagem pelo sistema prisional, classe social, idade, estado civil, gravidez, deficiência, peso, altura, estilo de vida ou qualquer outra característica física ou pessoal.

Qualquer tipo de ASSÉDIO ou intimidação é INACEITÁVEL dentro do ambiente de trabalho. Devemos tratar todos os nossos colegas, clientes e parceiros de negócio de maneira inclusiva, com dignidade e respeito. Todos os colaboradores devem assumir o compromisso de prevenir e afastar esse tipo de comportamento no ambiente de trabalho e de negócios. Assédio e intimidação incluem qualquer forma de comportamento inadequado, com conotação sexual, abusiva, agressiva, humilhante, discriminatória ou intimidadora.

Caso você tenha sido vítima ou mesmo presenciado algum comportamento abusivo deverá denunciar através do nosso canal exclusivo de denúncias: ouvidoria@conserbras.com.br . Se preferir fazer a denúncia pessoalmente, você deverá falar diretamente com uma das psicólogas da empresa. Elas estão preparadas para te acolher e iniciar o processo de investigação, garantindo que que a sua identidade seja preservada.

Respeitamos a LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO. Os colaboradores têm o direito de ser representados e participar de sindicatos, movimentos sociais, religiosos, políticos ou de outras entidades, desde que não conflitem com seus horários e atividades de trabalho, não gerem conflito de interesses com sua atuação profissional e que estejam em conformidade com as leis vigentes.

Nos comprometemos e nos obrigamos à promoção dos DIREITOS HUMANOS em nossa esfera de influência, incluindo o relacionamento com fornecedores, clientes e outros terceiros. Tomamos o devido cuidado para identificar e eliminar qualquer risco contrário às definições dos direitos humanos. O Grupo Conserbrás exige que suas operações, seus fornecedores e clientes pautem suas práticas de negócios na erradicação do trabalho infantil, trabalho análogo ao escravo e no cumprimento da legislação vigente. Caso você identifique qualquer um dos comportamentos acima por parte de fornecedores, clientes e terceiros, comunique o fato à Ouvidoria.

CONFLITO DE INTERESSES

Configura-se um conflito de interesses quando, por conta de um interesse próprio ou de terceiros, um colaborador age ou é influenciado a agir contra os objetivos e princípios do Grupo Conserbrás, tomando uma decisão inapropriada que prioriza os interesses pessoais ou de terceiros, em detrimento daqueles da Empresa, ou deixando de cumprir alguma de suas responsabilidades profissionais. Por vezes, essas situações podem passar despercebidas pelo colaborador, por pensar ser uma atitude que não representa relevância ou perda financeira direta para as empresas do Grupo Conserbrás. Todavia, é importante ter claro que elas impactam a transparência, infringem nossos princípios e podem gerar riscos para a imagem e a reputação da Empresa. Várias situações ou relacionamentos podem criar ou aparentar conflito de interesses – as mais comuns, mas não esgotando as situações, são apresentadas a seguir.

VÍNCULOS FAMILIARES OU AFETIVOS: Respeitamos a separação entre a vida privada e a profissional dos nossos colaboradores. Entretanto, algumas situações podem configurar um conflito de interesses e, portanto, podem prejudicar a Empresa, a objetividade do trabalho ou gerar riscos de responsabilização legal para o Grupo Conserbrás, devendo ser impedidas. Exemplos dessas situações e situações similares, incluem ser familiar ou ter relacionamento afetivo:

Com membro da equipe, quando uma das partes exerce papel de liderança.

Com colegas de outras áreas, em que deve ser observado o conceito de segregação de funções (comprar ou pagar; definir crédito ou vender; pesar ou classificar sucata; auditar x atividades com impacto financeiro etc.).

Caso essas ou demais situações de possível conflito de interesses ocorram, devem ser imediatamente comunicadas às áreas de Pessoas ou Ouvidoria, para avaliarem alternativas que minimizem o risco. Nossa relação comercial deve primar pela transparência e garantir a concorrência leal, sempre buscando aqueles parceiros com melhores condições técnicas, custos, qualidade e reputação.

Algumas situações que representem conflito de interesses não são permitidas e devem imediatamente ser comunicadas, dentre elas:

CONFIDENCIALIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS, PRIVACIDADE DE INFORMAÇÕES:

Devemos proteger os dados e a privacidade de colaboradores, clientes, fornecedores e de todos os titulares de informações sensíveis que sejam controlados pelas empresas do Grupo Conserbrás. É imprescindível manter a confidencialidade de todas as informações sensíveis e sigilosas relacionadas à Conserbrás e aos seus negócios. Compreende-se por informações confidenciais aquelas cujo conhecimento por terceiros não autorizados pode prejudicar os interesses das empresas do grupo ou gerar redução dos índices de Clima Organizacional, como: dados pessoais relacionados à pessoa natural identificada ou identificável que versem sobre rendimentos, origem étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato, dado referente à saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural. Em caso de dúvida, consulte a área de Recursos Humanos ou converse com o seu gestor.

Colaboradores que acessam informações pessoais de outros somente podem fazer uso profissional das mesmas. Todos nós temos a obrigação de garantir a confidencialidade de informações pessoais.

PROTEÇÃO DE DADOS E PRIVACIDADE DE INFORMAÇÕES COMERCIAIS e outras informações corporativas sigilosas:

  • Planos estratégicos de preço e marketing.

  • Informações sigilosas sobre produtos e segredos de operação.

  • Ideias de negócio, processos, propostas e estratégias.

  • Dados financeiros, informações relevantes e resultados não publicados.

CUIDADO E USO ADEQUADO DE BENS E RECURSOS DA EMPRESA

O cuidado e uso adequado da propriedade do Grupo Conserbrás contribuem para a busca de produtividade, resultados e perpetuidade dos negócios. Os colaboradores devem proteger os bens e recursos da Empresa com o mesmo cuidado que aplicam ao seu patrimônio pessoal. É importante fazer o uso apropriado, ou seja, para propósitos do negócio. Bens e recursos da Empresa devem ser protegidos de perda, dano, furto, uso inadequado ou ilegal.

RELACIONAMENTO COM CLIENTES E COMUNIDADE

É nosso dever atuar em cada instância da sociedade, de tal maneira que possamos conquistar o respeito do público para com nosso segmento, e para os objetivos que nos propomos. Para isso é importante que nossas relações sejam honestas e coerentes e nossos comportamentos pautados em práticas comerciais justas, com qualidade, preço e prazo acordados referentes aos serviços prestados, com a observância e cumprimento das leis e regulamentos em vigor. Vendas que privilegiam apenas o preço, são contrárias a esta filosofia.

A qualidade de nossos serviços deve ser conquistada nas rotinas diárias de nosso trabalho. Para isso, todos nós devemos desempenhar um aperfeiçoamento contínuo de nossas ações individuais de forma que venha a enriquecer os processos com a responsabilidade de cada um.

A NOSSA NATUREZA É PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Estamos cientes de que não só prestamos serviços de qualidade e com grande capacidade técnica, como temos a missão de preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade. Cada colaborador do Grupo Conserbrás exerce um serviço digno e de alta responsabilidade para a saúde pública e o meio ambiente. Desta maneira é fundamental que todas as ações cotidianas estejam voltadas para desenvolver um ambiente saudável e preservado para toda a população que é beneficiada por nossos serviços. De tal modo, fica vetada qualquer ação que fira a legislação ambiental vigente.

two people shaking hands