Colaboradores do Centro Administrativo e membros da CIPA passam por capacitação da metodologia de qualidade total 5S

Todos os membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e colaboradores do centro administrativo, participaram de uma capacitação abordando os conceitos do 5S. O objetivo é difundir a metodologia desse programa que tem pontos importantes para todos os setores do grupo.

Grande parte dos presentes não conhecia essa ferramenta. Segundo a técnica em segurança do Trabalho, Uandra Leles, que ministrou a capacitação, depois do aprendizado que foi de grande valia, agora é hora de colocar em prática, afinal ele só funciona praticando.

A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

  1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
  2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização.
  3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços
  4. Redução de acidentes do trabalho
  5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho