Com equipe feminina, Conserbras implanta em parceria com a Prefeitura, serviço de Coleta Seletiva de materiais recicláveis em Patos de Minas

A Conserbras e a Prefeitura de Patos de Minas implantaram a coleta seletiva de materiais recicláveis em Patos de Minas. Centenas de contêineres adquiridos pela administração municipal estão sendo utilizados na separação dos resíduos. Todo o serviço é administrado pela Conserbras, que é a responsável pela coleta de resíduos sólidos em Patos.

Um fato que chama a atenção, é o da equipe de coleta seletiva ser formada exclusivamente por mulheres. Normalmente, as equipes, que envolvem motoristas e coletores de lixo, são majoritariamente constituídas por homens. A equipe feminina não se intimida e pelas ruas mostram que podem fazer um bonito trabalho. Além disso, inspiram e encantam moradores pelas ruas.

O projeto será fortalecido com o envolvimento dos catadores e da população. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está levantando dados e cadastrando os catadores da cidade para assim fazerem com que o projeto fortaleça economicamente essas pessoas.

A população também será fundamental para que o projeto seja fortalecido e solidificado, e por isso, está sendo desenvolvido campanha nas rádios e redes sociais, orientando os munícipes como colaborar com o meio ambiente.

O processo de reciclagem espera trazer uma economia nos gastos com coleta de lixo doméstico/comercial, além de proteger o meio ambiente e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário. A coleta será realizada de forma mecanizada, utilizando-se caminhões compactadores identificados “Coleta Seletiva” com sistema de basculamento de container na parte traseira.

Segundo Walter Soares, este projeto vem sendo estudado há vários meses e espera que em dois ou três anos, abranja toda a cidade. Walter também ressalta que um trabalho de conscientização ambiental será realizado em diversos pontos da cidade, inclusive em escolas, quando findar a pandemia.

Para a bióloga e gestora ambiental da Conserbras, Kelly Andrade, é muito importante diminuir a quantidade de lixo gerado e destinar da maneira correta, realizando a reciclagem de resíduos.

Para o prefeito municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, esse projeto significa um grande avanço pra Patos de Minas. Os contêineres espalhadas pela cidade serão muito importantes para manterem a cidade limpa e promover a reciclagem.

Os pontos de coleta de reciclagem, divididos em secos e úmidos estão espalhados por Patos de Minas. Para conferir os pontos de coleta: acesse: https://conserbras.com.br/coletaseletiva/

Confira algumas fotos: