Desafios sustentáveis para empresas em 2050

o_que_e_sustentabilidade_empresarial

Não é só por questões mercadológicas que uma empresa deve ser sustentável. Sabemos que os empreendedores muitas vezes são movidos quase que exclusivamente pelo lucro, no entanto, é preciso que eles próprios desenvolvam uma consciência e comecem a pensar no futuro da humanidade nos próximos anos. Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano de 2013, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que, em 2050, a população do planeta atingirá a marca de 9,6 bilhões de pessoas.

O grande desafio? Por conta dá má administração de recursos ambientais e humanos, como a água potável, o meio ambiente, os meios de subsistência e, inclusive, as próprias relações trabalhistas degradantes, aproximadamente 3 bilhões de pessoas viverão na miséria até a referida data. Embora muitas empresas tenham se empenhado para reduzir ao máximo o impacto das suas ações na sociedade e no planeta, a verdade é que ainda existem muitas outras que ainda não atendem as determinações dos tratados e convenções internacionais.

Você já deu o primeiro passo?

Podemos dizer que a adoção de práticas sustentáveis não são apenas iniciativas para diminuir as perdas de uma empresa ou para encantar consumidores. Representam, acima de tudo, um compromisso com todo o planeta. Não podemos nos esquecer que, antes de empresários, todos nós somos seres humanos e precisamos deixar um legado para as próximas gerações. Por isso, dê o primeiro passo, mesmo se ele for pequeno. Esse já pode ser o ponta pé inicial para uma grande transformação.