Enio Miranda, Diretor de Operações da Conserbras participa de missão empresarial em Jundiaí-SP

Com o objetivo de conhecer as soluções encontradas pelo município de Jundiaí/SP na destinação de resíduos sólidos, o diretor de operações do Grupo Conserbras, Enio Miranda, participou Missão Empresarial promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Patos de Minas (Sinduscon) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Enio e os demais integrantes da missão visitaram o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) e uma obra da Construtora Ângela.

Jundiaí foi escolhida por ser a cidade referência em gestão de resíduos sólidos, tendo recebido o Prêmio InovaCidade em 2018 – premiação considerada como uma das mais importantes sobre Cidade Inteligente da América.

Em Jundiaí, de todo o resíduo da construção civil gerado, 98% é reaproveitado pela própria prefeitura, para a recuperação e pavimentação de vias públicas. Os resíduos em geral são destinados para o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da prefeitura e é cobrado do gerador do resíduo um valor proporcional ao volume de material enviado.

Quando a empresa contrata a caçamba, ela é licenciada, cadastrada no site do Geresol e, quando chega à unidade, é feita a separação do resíduo e gerado o boleto”, acrescentou. Após processado, o material é vendido para terceiros. As caçambas são monitoradas, por meio de sistema de georreferenciamento, do momento em que é disponibilizada para o gerador até a chegada na usina.

Em visita à Construtora Ângela, foi verificado o nível de responsabilidade na destinação dos resíduos. A própria empresa faz a separação dos resíduos e determinados materiais são comercializados diretamente para destinadores finais.