Estudantes de escolas de Patos de Minas realizam visitas ao Aterro Sanitário

Finaliza na próxima terça-feira, 10 de julho uma séria de visitas guiadas pela nossa bióloga Kelly Cristina, que fazem parte do PROGEA, o Programa de Educação Ambiental. O programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Meio Ambiente e as escolas, com o objetivo de estimular os estudantes a descobrir e redescobrir a realidade do meio ambiente onde estão inseridos, bem como estimular o desejo deles em realizar ações praticáveis que visem à solução ou diminuição dos possíveis problemas ambientais.

Durante a visita, os estudantes de nossa cidade conhecem o destino que é dado ao lixo que produzimos. Acompanhados pelos militares Cabo Helen Cícera e Soldado Emiliano Silva, instrutores do PROGEA e pela bióloga do Grupo Conserbras, Kelly Cristina, responsável pelo local, são apresentados os processos desenvolvidos pelo aterro que garantem a nossa segurança e ao meio ambiente, como o tratamento do chorume e do gás metano, liberados pelo lixo.

As crianças, que sempre são acompanhadas pelos professores, percebem a importância de reduzir a quantidade dos resíduos, reciclar e reaproveitar e ainda se comprometem a reduzir a quantidade de lixo, fazendo as escolhas certas para a própria saúde e a saúde do nosso ambiente, exercendo, assim, a cidadania planetária.

Participam do projeto cerca de 720 alunos de diversas escolas, como, Escola Padre Almir, o Colégio Marista, a Escola Santa Terezinha, a Escola Paulina M Porto, o CAIC e a Escola Cônego Getúlio. O aterro também está recebendo visita de alunos da pós-graduação do Unipam.