JORNAL DINÂMICO DE UNAÍ, PUBLICA MATÉRIA ESPECIAL COM TRABALHADORES DA CONSERBRÁS

JORNAL DINAMICO –PARACATU E UNAÍ

ESPECIAL DIA DO TRABALHADOR

Sexta-feira  27 de abril de 2012

(…)UNAÍ Todos os dias,  quando saímos para o trabalho, é comum levarmos á lixeira o chamado  lixo doméstico. Quando voltamos, o lixo já se foi como algo automático, mas de automático não se tem nada.. São seis horas de trabalho, de segunda a sábado, que os garis da empresa Conserbrás (terceirizada pela Prefeitura para fazer o serviço de coleta de lixo no perímetro urbano), dividem-se, em  turnos, para deixar a cidade limpa. Atualmente, a Conserbrás é responsável por coletar o lixo residencial e hospitalar da cidade de Unaí. Conforme constatado pela reportagem, a empresa fornece todos os equipamentos de segurança como luvas. uniformes e botinas, além de oferecer, todos os dias, um café “reforçado” aos garis, antes de eles iniciarem as coletas.

Mas para conseguir realizar toda a coleta e atender aos moradores, os garis, muitas, vezes, precisam  se esforçar de tal forma que poucos teriam condições de enfrentar o desafio.

Primeiramente, existe a discriminação, Conforme disseram os garis  entrevistados, é comum as pessoas fecharem o nariz e dizer que está ‘fedendo “, quando eles passam fazendo as coletas. Em segundo lugar, é um trabalho bastante desgastante, justamente pelo ritmo de trabalho.

Um dos coletores, que faz a rota que engloba os bairros, Adão Alves da Mata, entrou na empresa para trabalhar como gari há apenas um mês, Conforme ressaltou á nossa reportagem, foi uma escolha premeditada trabalhar como gari.

Ele, que já ganhou 14 troféus e participou de mais de 40 competições de atletismo, inclusive correndo a São Silvestre, em São Paulo, disse que no seu caso não existe problema em relação ao desgaste físico, pois já está acostumado. “Eu tenho até o intuíto de incentivar meus companheiros de trabalho a começar também a correr: porque além de ser bom para a saúde, quem sabe, podemos ter aqui novas revelações no esporte “. acredita Adão.