PROJEA leva estudantes para conhecerem o Aterro Sanitário

Com a intenção de visar a educação ambiental foi criado o Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais, é um programa que em si sugere a união de forças, o trabalho colaborativo, a convergência de vontades, a fragmentação do espaço, a sustentabilidade, a busca pela solução e minimização de problemas dentro de uma determinada realidade socioambiental de forma multi e interdisciplinar.

A CONSERBRAS cuida do meio ambiente e da limpeza geral, por isso a bióloga responsável Kelly Cristina Andrade Amorim que cuida da gestão Ambiental e monitoramento, desde janeiro pela Conserbras, fala que o projeto conta com várias escolas e que os meninos adoram conhecer a história do Aterro, e a parte educacional de cuidado com as plantas e meio ambiente. A turma da 4ª série da Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, acompanhou de perto todos os ensinamentos da bióloga com bastante atenção. Trajando bonés e tênis, e protetor solar e trazendo garrafinhas de água, a sensação das crianças era de uma expedição através do meio ambiente.

Nicole de 9 anos, continha um bloquinho de anotações e muito simpática, contou que ir no aterro era muito legal porque ela adora o meio ambiente, e que o Cabo Silva, responsável pela coordenação do Projeto na Escola Normal, é muito gentil. Mariane, Ana Luiza juntaram com a colega afirmando que a gente tem que cuidar do meio ambiente porque moramos nele, das florestas mas também dos animais, e completaram juntas dizendo que todo bichinho tinha que ser adotado e toda árvore que fosse derrubada tinha que ser replantada. Inclusive, Nicole disse ainda, que quer ser veterinária de bichinhos menores (cachorros e gatos) e ficou preocupada em saber quem cuidava da saúde das plantas.

Para o Cabo Silva, o projeto tem sido extremamente vantajoso e que já notou a consciência ambiental ser ampliada pelos meninos, após o projeto. Disse que ele gosta muito de lidar com as crianças, e que há mais policias espalhados direcionados especificamente para este projeto. O projeto visa mostrar que é desde pequeno que se aprende a cuidar da natureza, através do lixo no lugar certo, do carinho com as plantas e do amor aos animais.

A professora Aline, disse que os meninos se dedicam bastante ao projeto e que voltam empolgados com o que aprendem. Disse apenas, que de tão bom, o projeto deveria abranger tanto os menores de 9 anos, quanto os maiores. Completou ainda que mesmo com adversidades climáticas, como o calor, as crianças permanecem animadas ao voltar para a escola.

A CONSERBRAS cuida da limpeza e preservação do meio ambiente, e sabe que com as crianças é o mesmo, pois, elas precisam adquirir a consciência ambiental desde sementinhas, que ainda são, até se tornarem árvores (adultos) conscientes.

IMG_0352

IMG_0356

IMG_0371

IMG_0374