Projeto que beneficia moradores de rua e migrantes é celebrado entre Conserbras e Prefeitura de Patos de Minas

2.000 kits de higiene e proteção serão distribuídos para coletores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua e migrantes

Na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, foi lançado no Terminal Rodoviário de Patos de Minas, o trabalho de ação social que está sendo realizado pela Conserbras e pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A ação foi motivada pelo SINDILURB (Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais) e o trabalho consiste em amparar os coletores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua e migrantes, oferecendo de kits de higiene com toalha, esponja de banho, sabonete, creme dental, escova de dente e máscaras, além de um local fixo onde essas pessoas podem tomar banho diariamente durante os próximo 90 dias.

Os banhos estão sendo realizados no Terminal Rodoviário, com o apoio da Tijucana, empresa administradora do terminal. Pretende-se com essa ação, reduzir os riscos de disseminação e contágio da doença e proporcionar a esse público maior proteção contra a pandemia do coronavírus na cidade.

Atualmente, de acordo com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, são atendidas por mês cerca de 100 pessoas em situação de rua incluindo migrantes, com variáveis diárias. A partir dessa identificação, a Conserbras adquiriu 2.000 kits que serão distribuídos para essas pessoas e disponibilizou uma profissional de limpeza após o horário estabelecido para banho para realizar a higienização dos ambientes e a secretaria cedeu um profissional do CREAS para gerenciamento no local, durante o período pré-estabelecido de banho.

Participaram do lançamento do projeto, o diretor-presidente do Grupo Conserbras, Walter Soares, o diretor de operações, Enio Miranda e os colaboradores Rose Leles, Luiz Fernando Santos e Aparecida Fernandes Silva. Representando a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Patos de Minas. que tem como secretário, Eurípedes Donizete de Oliveira, participaram a diretora de Proteção Social Básica, Maria Isabel Pimenta Rocha, o diretor de habitação, trabalho e emprego José Ricardo Peres, a coordenadora do CREAS, Marcilucia Barcelos, a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Tathiane Paraiso da Silva Prates e o Técnico Nível Superior do Programa Acessuas Trabalho, Tharcísio Barbosa de Souza Prates.

No lançamento, o diretor-presidente do Grupo Conserbras agradeceu a todos os colaboradores do Grupo Conserbras e servidores da Prefeitura de Patos de Minas pelo empenho na concepção do projeto e espera, com essa ação, auxiliar nas políticas de proteção social já existentes no município e se coloca a disposição da sociedade no enfrentamento desta pandemia.

Confira algumas fotos: