Governo lança programa para qualificar gestão ambiental nos municípios

resize-aspx_

O Ministério do Meio Ambiente lançou, na última sexta-feira (9), em Imperatriz (MA), o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais. O objetivo é capacitar gestores, servidores, técnicos ambientais para colaborar com a estruturação de políticas públicas e alcançar a gestão ambiental compartilhada.

O programa será executado por meio de formação semipresencial voltada aos gestores públicos, a distribuição de material didático-pedagógico sobre temas variados e a realização de oficinas e trabalhos em grupos.

“É no município que a conservação da natureza se pratica efetivamente, e, sem benefício social, o ambiental acaba por não acontecer. Estabelecer uma situação de benefício mútuo entre meio ambiente e comunidades é condição indispensável para que o nosso trabalho seja bem-sucedido”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Durante o lançamento, foram apresentadas as áreas do ministério disponíveis para parcerias e citou políticas públicas que já estão sendo executadas no Maranhão. As ações que podem ser implementadas em direção ao desenvolvimento e à geração de renda, aliados à conservação e preservação do meio ambiente, como a criação de unidades de conservação (UC).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente